Isaac Newton e a Procrastinação

Olá,

Retorno hoje a postar em meu antigo blog, e assim compartilhar ainda mais conhecimento adquirido nesse período, sobre técnicas, metodologias, comportamentos e hábitos, e ferramentas.

Espero que goste, e se puder, conto com seu apoio e comentários para trazer informações úteis a todos.

Grande Abraço.
Coach Innami


Isaac Newton em 1687, baseado nos estudos de Galileu Galilei, enunciou três leis que regem a física até os dias atuais. E sua primeira lei, a Lei da Inércia, fala sobre corpos parados e em movimentos. Vamos ler a definição abaixo:

1ª Lei de Newton – Lei da Inércia

“Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele”

Sendo assim, “Todo corpo em repouso, permanece em repouso, e só se movimenta se receber uma força externa”.

E o que isso tem a ver com Procrastinação. Simplesmente TUDO…..

Já pensou quantas vezes seu guarda-roupa ficou desarrumado, a casa pra limpar, a louça pra lavar, e uma infinidade de tarefas pessoais e profissionais sem fazer até você receber  um empurrãozinho camarada, tipo puxão de orelha, de sua mãe, esposa, gestor, enfim, de alguém.

E só a partir desse “incentivo”, você se mexeu.  Portanto, eis parte da Lei de Newton em ação.

Preguiça, apesar de ser um fator de procrastinação, é menos pior, pois basta um simples incentivo ou a pessoa se conscientiza, e a atividade é feita.

Mas muitas vezes, a procrastinação envolve automotivação, baixa autoestima, medo, insegurança, raiva, infelicidade, momento atual da pessoal, etc, etc, etc.  E para isso, é necessário que antes de mais nada, a pessoa entenda e aceite que precisa mudar, ter novas atitudes em relação a vida. Se esse é seu caso, sugiro buscar ajuda com algum profissional.

A estratégia que escrevo aqui é quase sempre subestimada, mas quem soube baixar a cabeça e a aplicou, faz uso dela em toda sua vida com alto grau de funcionalidade.

Divida e Conquiste

Essa estratégia te ajuda a criar a confiança necessária para minimizar a procrastinação. NÃO É pílula mágica para acabar com o mal, mas quando bem aplicada trás resultados.

O tamanho ou duração da tarefa é o que menos importa.

Imagine a seguinte situação: você precisa organizar seu armário, que ao abrir, cai até meia guardada do século passado.  Ao olhar isso, o desânimo se instala.  A vontade que dá é de pegar tudo e jogar fora, só pra não ter que arrumar. E aí você começa a procrastinar eternamente.

Pois bem, esse armário possui 5 divisões horizontais (exemplo) e se começar a fazer agora, deve levar no mínimo umas 4 horas para todo o trabalho. E sabendo disso, procrastina.

Toda tarefa É PASSÍVEL de “quebrá-la” em atividades menores. Baseado nessa informação, seu armário poderia ser organizado da seguinte maneira:

  1. Limpar prateleira 1
  2. Limpar prateleira 2
  3. Limpar prateleira 3
  4. Limpar prateleira 4
  5. Limpar prateleira 5

Você pode fazer uma prateleira por dia, ou uma prateleira a cada dois dias, e assim por diante. A decisão é sua. Aprender a tomar decisões é de suma importância…. isso não é óbvio para muitas pessoas.

Se ainda estiver “pesada” essa idéia, lembre-se, “Toda tarefa é passível de quebrá-la em atividades menores” .

Analisemos a atividade 1:  LIMPAR PRATELEIRA 1 , subdivida em:

  • Retirar objetos
  • Limpar prateleira
  • Separar os objetos (jogar fora, doar, escritório, etc..)
  • Organizar prateleira

Pode-se fazer uma tarefa por dia, ou do jeito que achar melhor….

Sendo assim, DIVIDA E CONQUISTE.

Obviamente que tarefas profissionais tem prazo de entrega. Uma vez sabendo essa data, basta colocar as sub-atividades em dias diferentes até o dia final.

Simples e poderoso. Use-a sem moderação 😉

Deixe suas impressões e experiências…. Um ótimo dia.

 

Coach Innami
Desenvolvendo Mentes Ágeis
http://www.cidt.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s